Do AM, dois senadores e um deputado entre 100 mais influentes do Congresso
A lista dos chamados “cabeças do Congresso” foi divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 17/07/2020 às 13:21 | Atualizado em: 17/07/2020 às 13:22
Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e o deputado federal Marcelo Ramos (PL) estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional
A lista dos chamados “cabeças do Congresso” foi divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Aziz e Ramos, ambos no primeiro mandato, constam na lista pela segunda vez.
Leia mais
Três parlamentares amazonenses na lista dos mais influentes do Congresso
Com dois mandatos, Braga está na relação pela sétima.
O Diap destacou Aziz e o deputado como debatedores.
São aqueles parlamentares “ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir” assuntos políticos dentro e fora do parlamento.
Já Braga é apontado como negociador.
“São aqueles parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões”, diz o Diap.
Parlamentares comentam
O BNC Amazonas ouviu os três parlamentares sobre estarem numa seleta lista entre 594 parlamentares do Congresso.
Todos ocupam posições de destaques nas duas casas.
Aziz é presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, uma das comissões mais importantes do Congresso.
O senador disse que comandar a CAE pode ter contribuído pela sua posição de destaque, porém, destacou uma qualidade pessoal: “Você se esforça muito para fazer um mandato que tenha respeito da população e dos seus pares.”
Líder do MDB no Senado, uma das maiores bancadas, Braga também destacou as qualidades pessoais: “Fruto de muito trabalho para honrar o mandato que Deus e o povo do Amazonas nos concederam.”
Ramos, que presidiu a comissão especial sobre a reforma da previdência, atualmente é cotado para disputar a presidência da Câmara dos Deputados.
Ele também destacou o seu desempenho: “Tenho trabalhado muito para ajudar o Amazonas e o Brasil e fico feliz com o reconhecimento. O mais importante é usar essa influência para viabilizar recursos e aprovar projetos que ajudem os amazonenses.”
Cabeças do Congresso
Segundo o Diap, os “cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.
Entre os atributos, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.
“Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.”
Foto: BNC Amazonas