Comissão da Câmara aprova audiência do ‘Amazônia Conectada’

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 03/04/2019 às 16:34 | Atualizado em: 03/04/2019 às 16:35
Uma audiência pública para debater a execução do programa Amazônia Conectada, de levar internet de banda larga para o interior do Amazonas, foi aprovada na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia, da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, dia 3.
A proposta foi do deputado José Ricardo (PT-AM) e o objetivo é saber em que estágio está o programa e que plano o governo federal tem para sua continuidade.
Para isso, o pedido do parlamentar requer a presença na audiência dos ministros da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; e da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.
Leia mais
Programa Amazônia Conectada está parado por vaidade, diz Marcelo
O Amazônia Conectada foi instituído em 2015, interligando os municípios de Tefé e Coari por cabo de fibra ótica subaquático, mas ficou parado desde o ano seguinte, com o impeachment da presidente da República.
O Ministério da Defesa é o responsável pela coordenação das ações de implantação da rede, dentro do Programa Nacional de Banda Larga na Região Amazônica.
Facilitando a vida no interior
José Ricardo defende que o projeto continue a ser implantado porque a internet tem importância para quebrar as longas distâncias na Amazônia e facilitar seu desenvolvimento.
Entre os benefícios das infovias, a rede de cabos subfluviais, o deputado destaca o apoio a políticas de inclusão digital da região amazônica, a expansão e melhoria das comunicações militares administrativas e operacionais, que contribuem com os objetivos de defesa nacional do país, a eficiência e segurança de conectividade nas atividades de pesquisa e educação, interiorização de políticas públicas, entre outras.
Além dos ministros, o deputado disse que serão convidados para a audiência órgãos e entidades, como o Governo do Amazonas e sua empresa de informática (Prodam), Telebrás e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
Leia mais
Fibra óptica da internet chega a Coari e Tefé; faltam provedores
Foto: Divulgação/Assessoria do deputado José Ricardo