Parlamentares gastam mais com divulgação em meio à pandemia

A alta dos gastos vai na contramão de recomendação do TCU, que já se manifestou pela revisão do benefício em acórdão de dezembro de 2019

Mariane Veiga

Publicado em: 06/02/2021 às 15:52 | Atualizado em: 06/02/2021 às 16:01

Os gastos de parlamentares brasileiros com divulgação do mandato não pararam de crescer mesmo em meio à pandemia do coronavírus (covid-19) e com a maioria das sessões tendo sido remotas em 2020.

Os dados são do Congresso em Foco e respondem pelo uso do chamado “cotão” por deputados federais e senadores.

De acordo com o levantamento, a Câmara gastou mais de R$ 46,9  milhões com a rubrica, que representou 32,6% de todas as despesas de 2020.

No ano anterior, o gasto com a divulgação do mandato já tinha batido R$ 46 milhões (23,1% das despesas com a cota em 2019).

No Senado o movimento foi semelhante. Em 2020, a Casa desembolsou mais de R$ 2,4 milhões na divulgação de atividades.

Dessa maneira, o montante representou 22,6% de toda a cota para o exercício da atividade parlamentar dos senadores paga no ano.

Em 2019, o valor atingiu R$ 2,2 milhões, e representou 13,8% do cotão.

No entanto, o ano de 2020 foi atípico pelas mudanças impostas pela pandemia de covid-19, e também por ter sido um ano de eleições municipais.

A alta dos gastos vai na contramão de recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que já se manifestou pela revisão do benefício em acórdão de dezembro de 2019.

Conforme os ministros da Corte, além dos valores exorbitantes gastos ano após ano com a rubrica, é praticamente impossível diferenciar se o parlamentar está usando a verba para se promover politicamente ou para, de fato, prestar contas à sociedade.

Entretanto, o TCU destacou que Câmara e Senado já têm diversos canais de comunicação que podem ser usados para tanto e de graça.

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Foto: Beto Barata/Agência Senado