Marques é sorteado, no STF, relator da ação contra ‘fundão’ bilionário
Embora Marques seja o sorteado, há a possibilidade de o processo ser analisado pela ministra Rosa Weber, que assume interinamente a presidência do STF

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 19/07/2021 às 18:20 | Atualizado em: 19/07/2021 às 18:22
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado, nesta segunda-feira (19), relator da ação impetrada por congressistas para anular a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 e barrar o aumento bilionário no fundo eleitoral, conhecido como “fundão”.
Apesar do sorteio, há a possibilidade de o processo ser analisado pela ministra Rosa Weber, que assume interinamente a presidência da corte em meio ao recesso do Judiciário. Nunes Marques decidiu sair de férias, e a magistrada optou por permanecer no plantão – para analisar questões mais urgentes. Então, cabe a ela decidir se o caso é urgente ou não.
Leia mais
A peça é de autoria do movimento Livres e recebeu assinaturas dos deputados federais Tiago Mitraud (Novo-MG), Adriana Ventura (Novo-SP), Vinicius Poit (Novo-SP), Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES) e Daniel Coelho (Cidadania-PE), e do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).
Leia mais no Metrópoles
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF