“Portaria dos importados” traz desemprego, alerta senador

Portaria

Publicado em: 09/07/2019 às 19:01 | Atualizado em: 09/07/2019 às 19:01

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), disse hoje, dia 9, após audiência pública, que a “portaria dos importados” do Ministério da Economia, a 309, pode causar desemprego e reduzir a competitividade da indústria.

Segundo o senador, a portaria que reduz impostos de produtos importados de informática lhe provoca preocupação.

“Não estamos lutando só pela Zona Franca de Manaus [ZFM], mas pela indústria brasileira. Só tem consumo se houver emprego. Sem emprego, o cidadão não tem recursos para consumir esses produtos”, disse.

Omar disse que o país tem hoje mais de 14 milhões de pessoas desempregadas, e com essa portaria o governo dificulta a vida do trabalhador ao causar mais desemprego.

 

Leia mais

Abinee pede a Guedes revogação da portaria que impacta ZFM

 

Fracasso estrangeiro

De acordo com Omar, que também coordena a bancada parlamentar do Amazonas no Congresso Nacional, medidas iguais a essa do governo federal não surtiram efeitos desejados em outros países.

“Não deu certo porque as indústrias que monopolizam o setor no mundo chegam com preço menor e, quando quebram a indústria local, aumentam para o preço que quiserem, e ninguém poderá controlar esses preços”, afirmou.

 

Leia mais

Contra ZFM, Bolsonaro reduz Imposto de Importação da informática

 

Mais debate

Omar defende que a medida do governo federal seja bastante debatida para não comprometer a geração de empregos e a competitividade da indústria brasileira.

Ele disse que a portaria não precisa ser revogada, mas sim analisada para dar objetividade a questões subjetivas.

“Nós temos que analisar essas questões ponto a ponto, para dar uma garantia e segurança, pois não adianta melhorar a economia brasileira se não gerarmos empregos”.

 

Foto: BNC Amazonas