CCJ FECHA DEBATE DA PEC DA PREVIDÊNCIA E TEXTO É VOTADO NESTA QUARTA

Publicado em: 16/04/2019 às 23:16 | Atualizado em: 17/04/2019 às 10:48
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados encerrou já no final da noite (horário de Brasília) desta terça-feira, dia 16, a fase de discussão da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência.
Agora, os deputados poderão passar à votação do parecer do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), que recomenda a aprovação do texto enviado pelo Executivo. A votação está marcada para esta quarta-feira, a partir das 10h da manhã.
Se a reforma da previdência for aprovada pela CCJ, segue para a análise de uma comissão especial e, depois, do plenário da Câmara.
O debate da reforma começou às 11h17 desta terça-feira e foi encerrado às 23h29, ou seja, foram mais de 12 horas de discussão.
O encerramento da discussão nesta terça-feira só foi possível graças a um esforço de parlamentares favoráveis ao texto, que ou abriram mão de suas falas ou falaram por tempo menor que o estipulado. Eram mais de 120 deputados inscritos para debater.
Segundo o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini, ao todo falaram 55 deputados contrários à reforma, 19 favoráveis e 14 líderes partidários.
A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que o desemprego vai aumentar caso a reforma não seja aprovada. “Se não aprovarmos a nova previdência, o Brasil quebra, para, e acabou, não há mais o que fazer. O desemprego chegará a 15% em 2023, o que seria catastrófico, a maior taxa da história”, afirmou Hasselmann.
O deputado Danilo Cabral (PSB-PE), por sua vez, defendeu que “a proposta de reforma da previdência faz parte de um processo de desmonte do Estado e do bem-estar social brasileiro”.
Para Cabral, a reforma “é o que tem de mais criminoso sendo apresentado por este governo” e vai “colocar nas costas do povo brasileiro uma conta que não foi ele que fez”.
Leia mais
Líder de Bolsonaro ganha apoio de Arthur e Wilson na Previdência
Veja os principais pontos da reforma da Previdência
Entenda a tramitação da reforma da Previdência
Fonte: Agência Câmara
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados